sexta-feira, 12 de junho de 2009

História do Dia dos Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil. Nos Estados Unidos e na Europa a comemoração acontece no dia 14 de fevereiro, com o nome de St. Valantine's Day (dia do São Valentino) , celebrando-se não só o amor, mas também a fraternidade e a amizade.

A origem da data deve-se a um episódio, não seguramente verídico, mas certamente muito pitoresco. Conta-se que havia em Roma, no ano de 270, um bispo chamado Valentino. Esse clérigo tinha o hábito de celebrar casamentos secretos entre casais apaixonados, contrariando as ordens do imperador Claudius II, que preferia ter os homens disponíveis para lutar contra as freqüentes invasões bárbaras. Imbuído da idéia que o casamento amolecia seus soldados para a guerra, o imperador Claudius II tentou impedir que Valentino realizasse os casamentos; como não conseguiu, mandou prendê-lo para, posteriormente, executá-lo.

Enquanto aguardava sua execução na prisão, Valentino apaixonou-se pela filha cega do carcereiro, que misteriosamente voltou a enxergar, atribuindo-se ao bispo Valentino o milagre, fato que abriu caminho para sua santificação. Valentino foi executado dia 14 de fevereiro. Em homenagem ao seu sacrifício pelo amor, instituiu-se nessa data o St. Valantine's Day .

Outra referência da comemoração, bem mais antiga, é um festival romano antigo, chamado Lupercalia, que homenageava Juno, a deusa romana das mulheres e do casamento, e Pan, o deus da natureza.

Apesar das datas e das motivações serem diferentes de país para país, o importante é que todos eles celebram o amor.

Fonte: www.azeite.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails